O Bruto | 2 de Julho: saída do Fogo Simbólico de Cachoeira inicia preparativos

2 de Julho: saída do Fogo Simbólico de Cachoeira inicia preparativos

01/07/2019 Por: Redação

O Fogo Simbólico deixou a cidade de Cachoeira no Recôncavo Baiano, neste domingo (30), momento que integra os preparativos para os festejos da Independência do Brasil na Bahia que acontece na terça-feira (2).  O fogo que deve acender a pira durante as comemorações ao 2 de Julho já passou pelos municípios de Saubara, Santo Amaro e São Francisco do Conde.

Logo de manhã cedo, um dia antes da data cívica  precorre ainda as cidades de Candeias e Simões Filho até chegar às 16h ao bairro de Pirajá em Salvador, onde haverá o hasteamento das bandeiras por autoridades e a colocação de flores no túmulo do General Labatut. 

O ponto de partida da chama teve um papel de extrema importância na luta pela libertação, por ter rompido com a Coroa Portuguesa em 25 de junho de 1822, quando Cachoeira se tornou o quartel general das tropas libertadoras que lutaram na Bahia contra a esquadra de Portugal.

Há 28 anos, o encarregado de serviços gerais da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Arildo Reis é responsável por acompanhar o trajeto do Fogo Simbólico de Cachoeira até Salvador. Ainda que a chama seja conduzida por soldados do Exército e atletas baianos por todos os locais que ela passa até chegar ao Campo Grande para a culminância dos festejos, é Arildo que cuida de tudo para que o Fogo Simbólico se mantenha aceso

Notícias Relacionadas

Martelo batido!

João Leão confirma pré-candidatura de Uziel Bueno à Câmara Municipal pelo PP

Política

Em Natal, Rui participa da reunião do Consórcio Nordeste

Bahia

Carreta com 48 toneladas de gesso é apreendida em Teixeira de Freitas

Bahia

BA-099 está sendo recuperada pela Concessionária Litoral Norte

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO