O Bruto | 2 de Julho: saída do Fogo Simbólico de Cachoeira inicia preparativos

2 de Julho: saída do Fogo Simbólico de Cachoeira inicia preparativos

01/07/2019 Por: Redação

O Fogo Simbólico deixou a cidade de Cachoeira no Recôncavo Baiano, neste domingo (30), momento que integra os preparativos para os festejos da Independência do Brasil na Bahia que acontece na terça-feira (2).  O fogo que deve acender a pira durante as comemorações ao 2 de Julho já passou pelos municípios de Saubara, Santo Amaro e São Francisco do Conde.

Logo de manhã cedo, um dia antes da data cívica  precorre ainda as cidades de Candeias e Simões Filho até chegar às 16h ao bairro de Pirajá em Salvador, onde haverá o hasteamento das bandeiras por autoridades e a colocação de flores no túmulo do General Labatut. 

O ponto de partida da chama teve um papel de extrema importância na luta pela libertação, por ter rompido com a Coroa Portuguesa em 25 de junho de 1822, quando Cachoeira se tornou o quartel general das tropas libertadoras que lutaram na Bahia contra a esquadra de Portugal.

Há 28 anos, o encarregado de serviços gerais da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Arildo Reis é responsável por acompanhar o trajeto do Fogo Simbólico de Cachoeira até Salvador. Ainda que a chama seja conduzida por soldados do Exército e atletas baianos por todos os locais que ela passa até chegar ao Campo Grande para a culminância dos festejos, é Arildo que cuida de tudo para que o Fogo Simbólico se mantenha aceso

Notícias Relacionadas

Segurança Pública

Graer ganha novos comandante de aeronave e operadores aerotáticos 

Quem vai?

1ª Maratona dos pelados causa polêmica entre vereadores de Salvador

Salvador

Marinha estende alerta de mau tempo no litoral baiano

Euclides da Cunha

Cipe Nordeste erradica cerca de 10 toneladas de maconha

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO