O Bruto | Arcos da Ladeira da Montanha, muralha e elevador no Centro Antigo serão requalificados

Arcos da Ladeira da Montanha, muralha e elevador no Centro Antigo serão requalificados

13/03/2019 Por: Redação

A prefeitura de Salvador comunicou que já estão em andamento ações projetadas para recuperação dos arcos da Ladeira da Montanha, da muralha do frontispício e do Elevador do Taboão.

Os projetos foram elaborados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e doados para o Executivo municipal que, com recursos próprios, viabilizará as intervenções, a cargo da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A expectativa é que, dentro de três a quatro meses, as intervenções se iniciem.

“Todos os 17 arcos da Montanha são acessados pela Ladeira da Conceição da Praia. As estruturas, que possuem relevância histórica e atualmente abrigam serralherias, marmorarias e artífices, estão completamente degradadas. Com isso, vamos estimular ainda mais o turismo no Centro Antigo, além de valorizar o nosso patrimônio histórico. Isso sem prejudicar as pessoas que já atuam na localidade”, afirmou o vice-prefeito e titular da Seinfra, Bruno Reis.

VALORES 

Construídas no século XIX, as edificações apresentam deficiências tanto na parte estrutural quanto nas instalações elétrica e hidrossanitária, resultando em ambientes insalubres aos ocupantes. A ideia é criar melhores condições de habitabilidade e salubridade nos espaços internos e consolidar as atividades comerciais tradicionais da área como referência para o restante da cidade.

Além disso, o projeto busca destacar valores artísticos e suprimir elementos e volumes que atualmente descaracterizam o conjunto. “Há vários arcos ali que não têm nem sanitário. Vamos melhorar por completo as condições estruturais e alguns ganharão mezanino”, ressaltou Bruno Reis.

ELEVADOR 

Na esteira dessas obras voltadas para áreas degradadas do Centro Antigo, o Elevador do Taboão, construído em 1896, vai ser completamente requalificado e reativado. Com isso, o ascensor se juntará a outras opções de transporte disponíveis a moradores e turistas que se deslocam entre as cidades Baixa e Alta, como Elevador Lacerda e planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar.

O projeto contempla a restauração integral do elevador e das duas estações de acesso nos níveis inferior e superior, além de intervenções de modernização das instalações, buscando adequar a edificação às normas técnicas vigentes, inclusive de acessibilidade universal. Haverá áreas com mesas, sanitários e café. Já as cabines terão um aspecto completamente moderno com materiais e coloração que não desvirtuará a estética da estrutura original, se integrando perfeitamente ao resgate do uso original do monumento.

MURALHA 

Já as ações de recuperação e requalificação das muralhas da encosta do Centro Histórico de Salvador consistirão em intervenções estruturais, cênicas e paisagísticas num trecho que se estende da Praça Castro Alves à Ladeira da Misericórdia.

CENTRO

Nos últimos anos, o Centro Antigo da cidade tem sido alvo de um conjunto de iniciativas da Prefeitura. Medidas que vieram para proporcionar a dinamização e reocupação dos espaços públicos, como as requalificações do Terreiro de Jesus, Avenida Sete de Setembro e das praças Castro Alves e Cairu, bem como a revitalização da Rua Miguel Calmon, no Comércio.

Além de intervenções urbanísticas, a gestão municipal investiu em equipamentos e atrações culturais para fomentar o movimento de pessoas no Centro Antigo o ano inteiro, a exemplo da Casa do Carnaval e do projeto Pelourinho Dia e Noite. Na mesma região, no início da gestão, foram entregues o Espaço Cultural da Barroquinha e o Teatro Gregório de Mattos. Estão previstas, em breve, as implantações do Arquivo Público Municipal e do Museu da Música Brasileira, ambos no Comércio.

Notícias Relacionadas

Marinha emite alerta de mau tempo e mar agitado neste final de semana

PF faz ação contra distribuição de vídeos de abuso sexual infantil

Capturado ‘Ás de Copas’ do Baralho do Crime da SSP

Bahia lança camisas com alusão à pluralidade e ao tema da diversidade

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO