Investigação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) concluiu que o técnico em manutenção de empilhadeiras Blenivaldo das Virgens Santos, o ‘Bigode’, de 58 anos, foi o responsável pela facada que matou a menina Bruna Santos de Jesus, 11, durante uma briga de família, em 10 de outubro do ano passado, na Avenida Beira Mar do Lobato, em Plataforma. A revelação foi dada pelo delegado Reinaldo Mangabeira, titular da 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS), que atendeu a imprensa, na manhã desta terça-feira (26).
Blenivaldo foi preso, na segunda-feira (25), por investigadores da 29ª Delegacia Territorial (DT/Plataforma), depois que denúncias encaminhadas à unidade indicavam que ele se encontrava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Periperi, visitando um parente que recebia cuidados médicos. O técnico de manutenção tinha um mandado de prisão preventiva em aberto, cumprido pelos policiais, que o conduziram para o DHPP, na Pituba.
De acordo com Reinaldo Mangabeira, o crime aconteceu quando quatro adolescentes da mesma família iniciaram uma discussão. Blenivaldo, que havia ingerido bebida alcoólica naquele dia, decidiu interferir e acabou agredindo uma das garotas. Irritado, o pai da jovem deu um soco no técnico em manutenção, que foi até sua casa pegou uma faca e, durante a confusão que se formou, desferiu vários golpes a esmo até que um deles atingiu Bruna na clavícula esquerda.
Num primeiro momento, uma neta de 13 anos de Blenivaldo, que também estava envolvida na discussão, assumiu a autoria da facada. Entretanto, o aprofundamento das investigações apontou que o responsável pela morte da adolescente fora ele , que chegou a ser agredido por outros parentes e vizinhos.
O delegado Reinaldo Mangabeira explicou que durante os relatos das testemunhas percebeu várias contradições nos depoimentos de Blenivaldo e da neta. Além disso, o ferimento na clavícula da vítima mostrava que, pela profundidade, só poderia ter sido desferido por um adulto, detalhes fundamentais para elucidação do crime. Blenivaldo será encaminhado ao sistema prisional.