O ponto alto das comemorações ao Senhor do Bonfim acontece nesta quinta-feira (14), mas a programação se estende até o domingo. Confira:
Quinta-feira (14/01):
Ocorre a tradicional lavagem do adro da Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim.
– 8h – Começa a caminhada saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia até o Bomfim.
– 9h – Show de músicas religiosas no adro da igreja do Bonfim preparando o público para o momento da Bênção que será concedido aos fiéis.
– 12h – Acontece a acolhida às baianas pelos membros da Irmandade (Devoção di Senhor do Bonfim) e entrega das vassouras para a lavagem do adro da Basílica.
Após o ritual da lavagem do adro, a imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal na Basílica Santuário para veneração pública até às 18 horas.
Sexta-feira (15/01):
– 15h – Concentração dos movimentos e serviços eclesiais arquidiocesanos.
– 19h – Terá início a oitava noite do novenário, com o subtema “Neste Ano da Misericórdia somos convocados a irmos ao encontro de todas as pessoas ‘crentes e afastadas’, levando-lhes a bondade e a ternura de Deus”. A pregação será feita pelo padre Thiago Kern Nascimento Santos.
Sábado (16/01)
– 17h – Acontece a missa com participação especial das crianças.
– 19h – Aontece a última noite do novenário, com subtema “Neste Ano da Misericórdia, a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim é confirmada e consagrada Mansão da Misericórdia, onde qualquer pessoa encontra a Porta da Misericórdia’ sempre aberta, possibilitando-lhe ‘experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança”. O novenário será conduzido pelo padre Gilson Magno dos Santos.
Domingo (17/01):
Dia festivo
– 4h30 – Ocorre Alvorada e repique dos sinos, anunciando o grande dia da festa.
– 5h – Missa com participação especial nos homens.
– 6h – Missa dos Devotos e das devotas pelas famílias baianas que cultivam a devoção ao Senhor do Bonfim, recebida dos seus antepassados.
– 7h30 – Missa.
– 9h – Recitação do terço da misericórdia.
– 10h – Missa solene presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador Dom Marco Eugênio galvao Leite de Almeida.
– 16h – Procissão dos três pedidos. Os fiéis sairão da Paróquia Nossa Senhora dos Mares. Ao chegarem à Colina Sagrada, darão três voltas em torno da Basílica e farão os três pedidos. O encerramento será com a bênção do Santíssimo Sacramento e a queima de fogos de artifício.