O Bruto | Criança deve ser alfabetizada aos 7 anos, de acordo com nova proposta do MEC

Criança deve ser alfabetizada aos 7 anos, de acordo com nova proposta do MEC

07/04/2017

Ao final do 1º ano, ou seja, aos 7 anos, as crianças já saibam ler e escrever. É o que prevê a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que define o que os alunos devem aprender em cada ano e etapa, da educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental. O documenti foi apresentado nesta quinta-feira, 6, pelo Ministério da Educação (MEC). Agora, o documento segue para análise final do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Atualmente, o País define que as crianças devem ser alfabetizadas até os 8 anos, ou seja, ao final do 2º ano – como define o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Plano Nacional de Educação (PNE) definiu como meta que até o 3º ano todas as crianças tenham aprendizagem adequada em leitura e escrita. Segundo especialistas, as duas versões anteriores já colocavam algumas habilidades que indicavam a alfabetização no 1º ano, mas não de forma expressa.

Na primeira versão, por exemplo, as habilidades esperadas para o aluno eram ler palavras e textos, “apoiando-se em imagens” e “segundo sua compreensão do sistema alfabético, ainda que não convencionalmente”.
Na segunda versão do documento, era esperado que o aluno produzisse textos “ainda que de forma não convencional ou tendo o professor como escriba”.

Notícias Relacionadas

auxilio

Na Bahia, João Roma promete Auxílio Brasil permanente

politica

Após aprovação do relatório final da CPI, Trump divulga mensagem a Bolsonaro

bahia

Governo prorroga decreto que libera eventos com até 500 pessoas na Bahia

entretenimento

Ivete Sangalo recebe convidados baianos no Música Boa Ao Vivo de amanhã (31)

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO