O Bruto | Detran capacita mototaxistas para qualificar atendimento no Carnaval

Detran capacita mototaxistas para qualificar atendimento no Carnaval

14/02/2019 Por: Redação

O Carnaval está se aproximando e muita gente já começou a se preparar para a maior festa de rua do planeta. É o caso de mototaxistas que atuam na capital baiana, que participam, desde a manhã desta segunda-feira (11), do curso promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) para garantir um melhor atendimento a baianos e turistas durante a folia momesca.

As aulas, práticas e teóricas, acontecem na Escola Pública de Trânsito, na sede do Detran, e abordam uma série de assuntos, desde noções de segurança, inclusive em caso de assalto à mão armada, a orientações de como se portar com os clientes, transporte individual de passageiros e até simulação de notícia de morte na família causada por má condução da moto. A parte prática reúne treinamentos em frenagem, curvas, redução e passageiros (garupa).

Instrutor e coordenador do curso, o consultor em trânsito Iuri Oliveira destaca que “é importante que todos os profissionais envolvidos no Carnaval tenham um treinamento específico para esse evento, pois a dinâmica da cidade muda e a condição de segurança sob duas rodas, nesse período, requer uma habilidade maior e habilidade se dá por orientação e prática”. Ao final do curso, os participantes serão certificados.

Um dos alunos da primeira turma, Leonardo Ciqueira é mototaxista há apenas um ano, mas tem consciência de que “é preciso se qualificar cada dia mais e participar desse treinamento faz com que o profissional adquira mais experiência para poder lidar com as situações enfrentadas, no dia a dia, sendo mototaxista”.

Capacitação até sexta-feira

Com cinco horas de duração, as capacitações gratuitas vão acontecer até a próxima sexta-feira (15), com turmas nos turnos vespertino e matutino. As inscrições devem ser feitas presencialmente, sempre no dia anterior, com apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com registro de mototaxista, e comprovante de endereço. A Escola Pública de Trânsito fica na sede do Detran, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, número 7744.

A capacitação é realizada desde 2015 e não é obrigatória para os profissionais trabalharem no Carnaval de Salvador. Em 2019, a folia começa no dia 28 de fevereiro e vai até a quarta-feira de cinzas, 6 de março. O Carnaval é realizado na rua em três diferentes circuitos, o Osmar, no Centro de Salvador, o Dodô, que vai da Barra à Ondina e o Circuito Batatinha, no Pelourinho.

Notícias Relacionadas

Semana Santa

Feriadão deve movimentar aproximadamente 45 mil pessoas na rodoviária de Salvador

Brasil

Clientes da Avianca serão reacomodados em voos de outras companhias na Semana Santa

Segurança Pública

Polícia Militar da Bahia tem novo Subcomandante geral

de Semana Santa

Operação especial da PRF fiscaliza rodovias para feriadão

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO