O Bruto | Jequié terá dez novos leitos de UTI para auxiliar no enfrentamento ao novo coronavírus

Jequié terá dez novos leitos de UTI para auxiliar no enfrentamento ao novo coronavírus

22/05/2020 Por: Redação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta sexta-feira (22) que mais dez novos leitos de UTI serão implantados em Jequié para ajudar no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), que tem se espalhado rapidamente na cidade.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretária da Saúde (Sesab), o município registra 216 casos confirmados e quatro óbitos. Em entrevista concedida a uma rede de rádios formada por emissoras de várias regiões do estado, Rui falou sobre antecipação do horário de início da restrição de circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos comerciais, com exceção de farmácias, de 20h para 18h.

“Medidas mais rígidas são necessárias porque a taxa de contágio continua aumentando e isso nos preocupa muito. A Bahia, finalmente, recebeu novos aparelhos respiradores e, já nesse sábado (23), vamos poder implantar esses novos leitos de UTI no município para lutar contra o vírus. Entretanto, a população precisa compreender que se o número de infectados continuar crescendo, o sistema de saúde vai entrar em colapso. Ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas é a única maneira de combater essa doença”,

Estrutura – Desde o dia 8 de abril, o Centro de Atendimento Covid-19 de Jequié está instalado no Hospital São Vicente e funcionando com 10 leitos. A unidade está aberta 24 horas por dia com uma equipe formada por 41 pessoas entre profissionais das áreas de saúde e administração, entre eles enfermeiros, médicos, agentes de higienização, nutricionistas, farmacêuticos e pessoal de almoxarifado.

Também em Jequié, o Hospital Prado Valadares conta com 21 leitos para atendimento de pacientes infectados pelo coronavírus, sendo nove de UTI. Visando garantir a segurança de seus profissionais, a unidade de saúde está realizando testes rápidos para o vírus em funcionários da unidade. O resultado é conhecido em 20 minutos após a coleta de sangue, e é importante para definir a permanência do profissional de saúde no atendimento, prevenindo a disseminação do vírus na unidade.

Vitória da Conquista – Em Vitória da Conquista, o Hospital das Clínicas e o Hospital Geral são as unidades preparadas para receber os pacientes graves, somando 81 leitos, entre leitos para internação clínica e de UTI para os pacientes com sintomas mais grave da doença. A região também conta com UPAs em Ipiaú e Gandu, ambas com respiradores e capacidade para receber e dar assistência aos pacientes.

Notícias Relacionadas

Polícia

Ônibus é incendiado em Salvador

Televisão

Uziel Bueno faz Brasil Urgente de casa e se adapta a Pandemia do Covid-19

Política

Ana Paula Matos vice de Bruno Reis???

Política

DEM expulsa acusada de FakeNews e líder de protestos contra STF

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO