O Bruto | Prefeitura de Salvador X TVE! Briga por equipamento no Carnaval provoca “Guerra na Comunicação”

Prefeitura de Salvador X TVE! Briga por equipamento no Carnaval provoca “Guerra na Comunicação”

10/02/2018 Por: Redação

A TV Educativa da Bahia e a Prefeitura de Salvador estão em “pé de guerra”. Tudo por causa de um equipamento no circuito Barra-Ondina. “A Grua” usada para fazer fazer imagens em altura elevada estaria fora das normas de segurança, segundo a Prefeitura. Porém a TVE diz que o mesmo critério não foi usado com a TV Bahia. Os fiscais foram retirar o equipamento da TVE e a mesma pediu apoio a Polícia Militar. A prefeitura recuou temporariamente e não retirou a Grua. Agora a Prefeitura emitiu nota sobre o Fato. Veja:

Prefeitura diz que TVE insiste em colocar em risco segurança dos foliões

A Prefeitura condena a atitude da TVE de não seguir as determinações e normas referentes à ocupação do espaço público urbano durante o Carnaval, que são aplicadas a todos os veículos que cobrem a festa. Além de não cumprir com essas regras, a TVE, com o apoio da Polícia Militar, decidiu desrespeitar os profissionais de fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), ao não retirar e nem permitir o deslocamento do guindaste montado no circuito Dodô (Barra-Ondina) para um local mais adequado e que não prejudicasse a mobilidade ou colocasse em risco a segurança das pessoas na rua Dom Marcos Teixeira, definida como rota de fuga para garantir a segurança dos foliões.

O diretor de fiscalização da Sedur, Átila Brandão Jr., ao tentar cumprir a determinação de desobstrução da via foi ameaçado de prisão pelo Ten. Cel. Jackson, da Polícia Militar. A Sedur envidará todos os esforços para fazer cumprir a legislação municipal com vista a garantir a segurança dos baianos e turistas nos circuitos do Carnaval.

A Prefeitura esclarece ainda que o local indicado para a instalação do equipamento não prejudicaria a transmissão da emissora do Carnaval. O espaço onde está instalado irregularmente o guindaste compromete a segurança dos foliões no circuito, e por isso a TVE tem que desobstruir a Rua Dom Marcos Teixeira. O guindaste está ocupando dois terços da via de acesso, obstruindo a rota de fuga da Barra, de acordo com a avaliação de engenheiros e técnicos da Sedur.

A Sedur ressalta ainda que os técnicos da pasta realizaram a vistoria, após a retirada da plataforma, e constataram que não havia possibilidade de o equipamento permanecer no local devido aos riscos que pode causar à população em caso de ocorrências de problemas durante a festa.

A Sedur também informa que não autorizou a instalação de outra grua da TVE na região do Farol da Barra porque a emissora não apresentou ao órgão autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), necessária para a liberação pela Sedur de estruturas que fiquem próximas a patrimônios históricos.

SECOM – Secretaria de Comunicação

Notícias Relacionadas

Cidade

Rodoviários e empresários terão ainda hoje uma nova reunião

Cidade

Rodoviários e empresários não chegam a acordo e greve continua

Bahia

Protesto de caminhoneiros deixa cidades da Bahia sem combustíveis

Bahia

Na próxima segunda o governo do estado inaugura policlínica em Feira de Santana

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO