O Bruto | Procon-BA realiza operação para coibir praticas abusivas

Procon-BA realiza operação para coibir praticas abusivas

11/10/2018 Por: Redação
Neste ano a ação acontecerá até o dia 11 de outubro e terá o objetivo de fiscalizar os fornecedores de produtos e serviços voltados ao público infantil.
Este ano, a operação será realizada em conjunto com o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade – IBAMETRO, que irá fiscalizar a prestabilidade dos brinquedos, bem como o cumprimento das obrigações estabelecidas nas regras de metrologia. A Policia Civil, através da Delegacia do Consumidor -DECON, também fará parte da Operação e terá a missão de apurar os crimes praticados na relação de consumo, por exemplo da venda de brinquedos falsificados.
Os Órgãos buscam, através dessa operação, fiscalizar os fornecedores deste ramo de produtos e serviços, alertar sobre a necessidade de fornecer produtos dentro dos padrões legais estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), assim buscando oferecer proteção efetiva aos consumidores e garantir padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho dos serviços oferecidos no mercado de consumo, bem como o direito a informação clara e adequada.
Serão fiscalizados os seguintes pontos: tradução de produtos importados, as formas de precificação; disponibilização de um exemplar do CDC; formas de pagamento, inclusive desconto; informações disponibilizadas dos serviços, data de fabricação/prazo de validade dos produtos aplicados nos consumidores, dentre outras práticas.
O fornecedor autuado responderá a processo administrativo, passível de punição com multa que poderá alcançar o valor de seis milhões de reais, de acordo com as regras consumeristas.
As denúncias ao Órgão poderão ser realizadas através do e-mail: denuncia.procon@sjdhds.ba.gov.br e pelo aplicativo: Procon Ba Mobile, disponível gratuitamente para os celulares com sistemas IOS e Andróide.

Notícias Relacionadas

Política

Geraldo Junior conquista adversários,confirma voto de colegas,recebe apoio da oposição e deve ser o novo presidente da Câmara de Salvador

Segurança Pública

Operação Bloqueio apreende submetralhadora de calibre restrito na Avenida São Rafael

Paulo Afonso

20º BPM captura homens com mandados de prisões

Segurança Pública

SSP inaugura 19ª Base Comunitária do Estado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO