O Bruto | Retorno do público aos estádios na Bahia “Previsão é outubro” diz secretário.

Retorno do público aos estádios na Bahia “Previsão é outubro” diz secretário.

27/09/2021

A volta do público aos estádios da Bahia está cada vez mais próximo e deve acontecer ainda em outubro. A informação foi compartilhada nesta segunda-feira, 27, por Davidson Magalhães, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).

“Na Série B foi feito um acordo que quando tivesse 80% de autorizações, os times voltariam. Ontem já teve jogos da Série B (com torcida), Botafogo por exemplo já jogou com torcida. Na Série A, provavelmente será decidido agora em outubro”, declarou Magalhães em evento do governo.

Uma reunião na próxima quinta-feira, 30, entre a Setre e a Federação Baiana de Futebol (FBF) deve selar uma data para a liberação do público no estado mas adiantou que “a previsão é outubro”.

Na última semana, o Bahia mandou para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) um pedido para que possa atuar com público na Arena Fonte Nova já no próximo fim de semana, contra o Ceará. O pedido foi enviado junto com uma sugestão de protocolo.

“Esperamos essa semana definir essa situação. O governador definiu critérios muito importantes, que é o critério da defesa da saúde da população. Já tivemos contato com a FBF, essa semana provavelmente na quinta teremos reunião com a federação e já teremos novos dados do encaminhamento tanto da vacinação quanto da pandemia. Até quinta deve dar para ter um cenário mais claro”, acredita.

No entanto, o governador Rui Costa afirmou que a liberação ainda não acontecerá nesta semana. Ele citou o aumento do número de casos de Covid-19 no estado. A Sesab também se preocupa com a disseminação da variante delta.

“Como eu disse há 10 dias, já estava analisando a abertura de público nos estádios. Cheguei a dizer isso publicamente uma ou duas vezes. Mas passado 10 dias, naquela data que falei estava com 2 mil casos ativos. Se hoje tivessem 1.300, provavelmente estaria anunciando a abertura de jogos com público nos estádios. Mas ocorreu o contrário. Tinha 2 mil e aumentou para 2.700, então seria um contrassenso anunciar hoje a abertura de público nos estádios. Só acontecerá se mantiver a queda no número de contaminados. Se nesses 10 dias, ao invés de aumentar, tivesse diminuído, provavelmente estaria anunciando. Se os números voltarem a cair, a chance da gente em breve liberar”, disse Rui.

Só com duas doses

Diferente da maioria dos estados que já permitiram o retorno do público, na Bahia, só poderão acessar os estádios aqueles que estiverem comprovadamente vacinados com duas doses de vacinas contra a Covid-19.

“Quando for liberado aviso de antemão, nós exigiremos a segunda dose aplicada. Inclusive, farei diferente do que outros estados estão fazendo, admitindo a primeira dose com teste de Covid. Aqui não, exigiremos uma segunda dose, já que estamos antecipando bastante a aplicação da segunda dose. Quem estava para ser vacinado em outubro, já está sendo chamado para ser vacinado”, falou Rui Costa.

“No que a FBF apresentou, tem um conjunto de medidas. Não pode entrar qualquer pessoa. Tem que ter vacinação, tem que ter distanciamento”, destacou. O governador reforçou que a vacinação será obrigatória. “Quando for liberado, aviso de antemão: exigiremos a segunda dose aplicada. Faremos diferente de outros estados, que admitiram a primeira dose e teste de covid. Aqui, não. Exigiremos a segunda dose, já que adiantamos bastante a aplicação”, pontou também Davidson Magalhães.

Notícias Relacionadas

carnaval

Bloco Coruja inicia vendas de abadá nesta quarta-feira (18)

Saúde

Sesab alerta para bactéria resistente a antibióticos em Salvador

rodoviarios

Presidente de sindicato cobra prefeito empenho para resolver CSN

POLICIA

Major do Exército é preso por postagens pró-Bolsonaro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

60 − = 58

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO