O Bruto | Obras Irmã Dulce inauguram Serviço de Histeroscopia

Obras Irmã Dulce inauguram Serviço de Histeroscopia

29/01/2016

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) vão inaugurar, nesta segunda-feira, em solenidade na Clínica da Mulher Dona Dulcinha, localizada na sede da entidade em Salvador (Avenida Bonfim, Largo de Roma), o Serviço de Histeroscopia Ambulatorial da instituição. Entre os inúmeros benefícios, a histeroscopia é fundamental para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de endométrio, além de auxiliar na reversão de casos de mulheres com dificuldade para engravidar por conta de aderência do endométrio.

Através do procedimento, podem ser realizadas, por exemplo, biópsias, retirada de pólipos endometriais e extração de pequenos miomas. A cerimônia de inauguração do novo serviço, que marcará o início do atendimento às primeiras pacientes, contará com a presença da superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, de profissionais, voluntários, religiosos e moradores da instituição.

A expectativa da OSID é realizar, inicialmente, em torno de 20 procedimentos por semana, sendo o atendimento totalmente gratuito. “Temos uma demanda reprimida enorme em Salvador e em toda a Bahia pela histeroscopia. É uma técnica endoscópica minimamente invasiva e menos agressiva ao corpo da paciente”, destaca a coordenadora da Residência Médica em Ginecologia da OSID, Tatiana Aguiar.

Instituição filantrópica de fins não econômicos, as Obras Sociais Irmã Dulce abrigam atualmente um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com cerca de 4 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, pacientes sociais, moradores de rua, usuários de substâncias psicoativas e crianças e adolescentes em situação de risco social. A organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Educação e na preservação e difusão da história de sua fundadora, a Irmã Dulce.

Notícias Relacionadas

TREMENDAL

Homem é preso na Bahia por esquartejar esposa no Natal

auxilio

Na Bahia, João Roma promete Auxílio Brasil permanente

politica

Após aprovação do relatório final da CPI, Trump divulga mensagem a Bolsonaro

bahia

Governo prorroga decreto que libera eventos com até 500 pessoas na Bahia

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO