O Bruto | Prefeitura realiza campanha em alusão ao Dia de Combate à Hanseníase

Prefeitura realiza campanha em alusão ao Dia de Combate à Hanseníase

26/01/2016

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Hanseníase, celebrado no dia 31 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza até sexta-feira (29), diversas atividades educativas nas unidades de saúde de Salvador sobre a temática voltadas para população soteropolitana. O objetivo é incentivar o diagnóstico precoce e a busca ativa de sintomáticos dermatológicos pelos agentes comunitários de saúde.

Em Salvador, foram registrados no ano passado 738 casos de hanseníase, o que representa uma redução de 20% em relação à 2014, quando foram notificadas 879 ocorrências da patologia. O subcoordenador da Vigilância Epidemiológica do município, Ênio Soares, explica o que levou a este resultado. “A redução de notificações da patologia é resultado da intensificação das ações de combate à hanseníase. Nos últimos dois anos, Salvador avançou consideravelmente no setor de atenção básica, ampliando o tratamento e realizando as campanhas de sensibilização. Com isso, estamos conseguindo ano após ano diminuir as ocorrências na capital” esclareceu.

A hanseníase ou lepra é uma doença infecciosa crônica que ataca principalmente a pele e os nervos periféricos. É transmitida por meio das secreções das vias respiratórias (nariz e boca) para as pessoas que convivem com o doente não tratado. No entanto, assim que é iniciado o tratamento, os pacientes deixam de transmitir a doença. Para detectar a hanseníase é preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor e da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque

Notícias Relacionadas

salvador

Carga de frangos é roubado na Feira de São Joaquim

TREMENDAL

Homem é preso na Bahia por esquartejar esposa no Natal

auxilio

Na Bahia, João Roma promete Auxílio Brasil permanente

politica

Após aprovação do relatório final da CPI, Trump divulga mensagem a Bolsonaro

SIGA:
© 2017 Todos os Direitos Reservados à O BRUTO